Acolhimento ao Centro de Formação e Recursos (CFR) de Ourense
Nos dias 17 e 18 de março, a equipa do Centro de Formação do Alto Tâmega e Barroso acolheu a equipa do Centro de Formação e Recursos de Ourense: Nuria Diéguez García (Diretora CFR), Isabel Blanco Pumar (Secretária CFR) e Serafín Vázquez Álvarez (Assessor CFR).
No primeiro dia de partilha, contando com a colaboração dos três agrupamentos de Chaves, visitámos o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (instalação do Centro Tecnológico Especializado), o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães (participação no projeto Escolas de Fronteira) e o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (percurso no âmbito de Projetos Erasmus+). Esse dia terminou com a participação numa sessão especial do Curso de Formação «Inglês para participar em projetos de intercâmbio internacional».
No segundo dia de visita, a equipa do CFR de Ourense reuniu, em sessão de trabalho colaborativo, com os diretores dos sete Centros de Formação da Rede de Trás os Montes e Alto Douro (TMAD), que associa os CFAE do Alto Tâmega e Barroso, de Vila Real, de Basto, do Douro e Távora, de Lamego, Armamar, Resende e Tarouca (LART), de Bragança Norte e do Tua e Douro Superior.
A partilha de experiências e o conhecimento no âmbito da formação contínua de professores foi o tópico central do encontro, permitindo a apresentação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (Portugal) e dos Centros de Formação e Recursos (Galiza), destacando a sua organização e as áreas prioritárias de ação, numa partilha de perspectivas cuja qualidade e pertinência dá todo o sentido à continuidade deste tipo de iniciativas.